Já conhece o Xarope de Glucose???

O xarope de glucose é extraída de açúcares de milho através de procedimentos avançados, com o uso de tecnologia de ponta. A solução tem uma concentração transparente e uma alta viscosidade, é usado como fonte de carboidratos em diversos alimentos industrializados, tem sabor doce, e por isso, tem sido utilizado como ingrediente edulcorante em inúmeros alimentos e bebidas, como marmeladas, gelados ou bebidas energéticas; sendo até 70 vezes mais doce do que a sacarose. Além de edulcorante, se utiliza como espessante e humectante.

Vamos para uma receitinha simples e fácil para explicar melhor como ele funciona?

Calda de caramelo A proporção será sempre de 1 medida de açúcar para meia de água.

1 xícara de açúcar branco refinado.
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de xarope de glucose FOOD COLOR


COMO FAZER:

Misture os dois ingredientes.
A dica prática é prepara-lo já na própria forma de alumínio onde você vai colocar o seu doce, outra dica é adicionar para cada 100g de açúcar 10g de xarope de glucose FOOD COLOR. Leve ao fogo médio. Após ferver diminua a chama para baixo.
Deixe ferver, eventualmente você pode mexer. Mas sempre delicadamente com uma colher. Isso porque, se mexermos ela poderá açucarar. Quanto menos mexermos, menos chance de açucarar teremos. Deixe-a lá paradinha em fogo médio, ela vai caramelizando aos poucos e assim, que não tem erro.
Mas as vezes na lateral da forma, o açúcar vai se queimando e se torna necessário mexer.
Para mexer com segurança sem correr risco de açucarar, a dica é, pegar o recipiente, onde está sendo feita a calda e eleva-lo sobre a chama do fogão e tomba-lo primeiro para esquerda, depois para a direita, girando a forma, a fim de que o conteúdo interno se misture. Prontinho!
Quando começar a caramelizar, cerca de 10-12 minutos, e temperatura a 150 graus mais ou menos, não saia da perto do fogão, nesse ponto ele evolui rápido e começa a ficar escuro, atinge os 170 graus em segundos e pode queimar a calda. A calda de caramelo é muito sensível mesmo, nesse ponto, bobiou, queimou e aí você já sabe, amarga a calda-de-caramelo e não dá para reaproveitar. Você vai ter que jogá-la fora e começar tudo de novo!
O caramelo continua a cozinhar depois de retira-lo do fogo, por isso retire-o do fogo segundos antes de obter a cor desejada.
Quando engrossar até o ponto de calda, está pronta!
Desligue o fogo, e espalhe-a bem caramelizando toda a forma.

Para o sucesso da sua Calda de Caramelo, lembre-se: Fogo sempre baixo ou médio, nunca alto.

Acompanhe nossas dicas e receitas aqui no blog e não esqueça de tirar uma fotinho bem bonita e marcar a FOOD COLOR nas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *