RELAÇÃO ENTRE COR E SABOR

 Os órgãos dos sentidos do ser humano captam cerca de 87% de suas percepções pela visão, 9% pela audição e os 4% restantes por meio do olfato, do paladar e do tato. A percepção da cor não se refere apenas à habilidade do homem em distinguir a luz de diferentes comprimentos de onda. A cor é o resultado produzido no cérebro pelo estímulo recebido quando a energia radiante penetra nos olhos, permitindo a distinção do verde, do azul, do vermelho e de outras cores. A aceitação do produto alimentício pelo consumidor está diretamente relacionada a sua cor. Esta característica sensorial, embora subjetiva, é fundamental na indução da sensação global resultante de outras características, como o aroma, o sabor e a textura dos alimentos. Desta forma, a aparência do alimento pode exercer efeito estimulante ou inibidor do apetite. Além de necessária para a sobrevivência, a alimentação também é fonte de prazer e satisfação. Por essa razão, o setor alimentício preocupa-se tanto com a aplicação de cores e obtenção de alimentos que agradem aos olhos do consumidor. 

A cor é frequentemente o primeiro elemento percebido na aparência de um produto alimentício.  Os seres humanos começam a associar certas cores com vários tipos de alimentos desde o nascimento e com o tempo igualam essas cores com certos aromas e sabores.  Em alimentos frescos como frutas e vegetais, nós confiamos na cor para determinar o nível de maturação ou frescor.  Se a cor do produto alimentício não bate com a nossa expectativa, nós podemos achar que ele tem sabor e aroma diferentes.

Vamos falar dos tipos de corantes e como são usados: CORANTE LÍQUIDO esse é o mais usado, ele mistura mais rápido e pode ser usado em glacês, massa de bolos, cremes e coberturas, basta colocar algumas gotas e misturar e está pronto!

Temos o corante em gel, tem o custo benefício melhor e pode ser usado conforme acima e em pasta americana, porém muito cuidado para não deixar “pedacinhos” de gel sem dissolver.

Olha, o corante alimentício em pó é um pouquinho diferente dos outros tipos. Isso porque ele deve ser diluído em álcool de cereais ou vodka antes de usar. 

Depois de misturar, ele vira uma pastinha que pode ser passado em massas de bolos, biscoitos e coberturas.

Agora você já sabe mais sobre corantes e como entregar a sua arte e receber elogios mesmo antes de cortar o bolo.

Vamos de uma receitinha coringa com corantes? Então lá vai!!

Glacê Para Cobertura de Bolo

Ingredientes:

  • 500 g de açúcar de Confeiteiro peneirado
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 2 claras
  • corante líquido FOOD COLOR da cor de sua preferência

Modo de Preparo:

  1. Bata as claras na batedeira em velocidade alta até obter ponto de neve.
  2. Coloque o açúcar peneirado aos poucos e continue batendo.
  3. Para finalizar, acrescente o suco de limão, (também peneirado) o corante líquido FOOD COLOR e bata até que o glacê fique bem volumoso e consistente.
  4. Ele deve ficar em ponto de picos.

FONTE: https://comidinhasdochef.com/glace-para-cobertura-de-bolo/

https://www.instagram.com/foodcoloroficial/

Visite nosso instagram https://www.instagram.com/foodcoloroficial/ e nosso site https://foodcolor.com.br/ e fique por dentro das novidades.

https://www.instagram.com/foodcoloroficial/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *